quarta-feira, 4 de dezembro de 2019

À conversa com ex-jogador: Helinho

Hélio Arcanjo pode dizer pouco a muitos amorenses, mas quando se fala o nome de Helinho, a maior parte dos sócios e adeptos do Amora FC que fizeram parte da vida do clube durante os anos 90's, arregala os olhos e lembra-se da sua capacidade de impulsionar o sector mais atacante do Amora FC...treinado por Jorge Jesus.

Vamos ficar a saber mais um pouco sobre o Helinho.

- Como foi a tua formação no futebol? 
Comecei a minha carreira no clube Atlético MG aos 15 anos na categoria de base por 5 anos, e 5 anos no plantel profissional. Joguei em vários clubes no Brasil: Juventus SP, Noroeste, Guarani MG, depois voltei ao Atlético MG e fui como empréstimo para o Grêmio Maringá PR.
Voltando ao Atlético MG, depois fui negociado para o Nacional AM. Após isso, o empresário Joaquim Alencar me levou para o Farense, onde joguei 2 temporadas. Logo depois o mister Jorge Jesus me levou para o Amora onde passei 3 temporadas.

- Qual a melhor recordação que tens do tempo que jogaste pelo Amora FC? E a pior? 
A melhor recordação foi quando subimos para a Divisão de Honra, onde fiz uma ótima temporada e fiz vários golos no campeonato. A pior foi quando não conseguimos subir para a primeira divisão, onde tínhamos planeado a subida e não aconteceu

- Tens alguma história engraçada que se possa contar, que meta o Amora FC ou o balneário?
Foi num treino onde recebi umas bola na lateral do campo e tinha uma valeta na lateral do campo e o zagueiro veio na cobertura e o mister gritava pra ele: "calma,calma" para o zagueiro não me machucar. 
E quando ele chegou dei um drible desconcertante nele e ele me derrubou dentro da valeta. Fiquei dentro da valeta e o zagueiro saiu como se nada tivesse acontecido e foi para o lado do mister; e quando o mister estendeu a mão para chamar atenção dele ele deu um tapa na mão do mister como se nada tivesse acontecido. E os outros jogadores não aguentaram de rir.
O Rui Maside não esquece essa história nunca.

- Eras muito acarinhado pela Torcida. Como era o teu sentimento sempre que entravas em campo com a camisola do Amora FC?
Era muito acarinhado pelos adeptos. Até tinha um apelido de Pé Canhão. Sentia muito orgulho e vontade de vencer quando entrava em campo com a camisola do Amora FC.

- O que tem o Estádio da Medideira e o adeptos do Amora FC de diferente dos outros? O Estádio da Medideira é muito aconchegante. Nós, jogadores, sabíamos todos os espaços do campo. E a torcida sempre nos incentivou, e por isso fazíamos grandes jogos

- Lembraste do teu melhor golo? Como foi? E do teu melhor jogo? Ou o jogo que mais recordas com
saudade? 

O golo mais bonito foi de tiro livre direto contra o Campomaiorense, foi espetacular. E todos os jogos foram considerados os melhores. Subimos de divisão.

- O melhor jogador com quem jogaste? E o melhor treinador que tiveste? O melhor jogador foi o Reinaldo do Atlético MG. E o melhor treinador foi o Mister Jorge Jesus, mas não deixo de agradecer todos os treinadores que passaram pela minha carreira.

- Apanhaste o Jorge Jesus no Amora FC. O que trouxe ele de diferente há 30 anos atrás? Se eu tivesse trabalhado com ele desde que cheguei a Portugal, acredito que teria mais sucesso e aprenderia muito mais como jogador de futebol. Ele sempre foi um profissional muito dedicado taticamente e influi muito no rendimento dos seus atletas que sempre dão o melhor. Ele gosta muito de jogadores de qualidade e concordo com ele.

- Como foi a tua carreira após teres saído do Amora FC? Depois fui para o Louletano, onde joguei minha última temporada em Portugal. Logo após voltei para o Brasil onde joguei no Mamoré MG e o meu último clube foi o Fast Club de Manaus onde o presidente era o Joaquim Alencar.

- Costumas acompanhar o Amora FC? Acompanho pouco. Gostaria de acompanhar mais porque é um clube que mora no meu coração.

- O que faz o Helinho atualmente? Trabalho na empresa da família e também trabalho com as camadas jovens na minha cidade. Onde formo vários jogadores. Mas tenho vontade de que abrisse portas para levar atletas para Portugal.

- Uma palavra para os Amorenses?Apoio ao Amora FC para que ele possa chegar no lugar que merece, que é a 1ª divisão. Tenho muito carinho e está no meu coração o clube. Saudades deste clube onde pude mostrar o meu futebol.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Demissão da Direção do Amora FC

Vamos la contar o tempo que a direção atual do Amora FC vai demorar a demitir-se. Façam as vossas apostas... Countup