sábado, 21 de setembro de 2019

À conversa com ex-jogador: Alex

Iniciamos hoje uma nova rubrica, onde pretendemos trazer alguns ex-jogadores do Amora FC à conversa. Não será uma conversa de vida, mas pode tornar-se uma conversa que irá trazer muitos bons momentos aos entrevistas e a quem nos lê.

O primeiro é o Alex, que envergou a camisola 10 do Amora FC quase ao longo de uma década. Atualmente com 45, Alex aceitou o nosso desafio.
Alex num Seixal-Amora FC, onde o o Amora FC
ganhou 3-2 (golos de Santiago (2x) e Malá).

Representaste o Amora FC cerca de 10 anos, tendo começado nos juniores, embora com diversas paragens pelo meio. O que te fez voltar sempre ao Amora FC? 

Na realidade, iniciei a minha ligação ao Amora FC em 87/88 na minha segunda época de infantil. Isso coincidiu com a minha vinda para a Amora, e para uma nova escola. No entanto, chumbei e a minha velhota tirou-me do futebol. Voltei em juvenil, fiz a segunda época e fiz a 2 épocas de juniores. Subi a sénior e nessa época saiu o Jorge Jesus e entrou o Fernando Festas que não conhecia as camadas jovens e acabei por ir embora. No entanto, essa saída não foi má de todo, já que comecei a jogar futsal e em dois anos fui Internacional e ganhei uma Taça de Portugal. Voltei depois ao Amora FC, quando estava na terceira divisão e na altura foi um pouco difícil, já que passei de Internacional a suplente. Mas a equipa mudou de treinador e comecei a ser sempre titular. O Amora FC sempre foi o melhor clube da região, morava na Amora (ainda moro), estudava na Amora e o Amora FC é o meu clube do coração! 

Qual a melhor recordação que tens do tempo que jogaste pelo Amora FC? E a pior?
Tenho boas recordações de várias época, mas aquelas 2/3 épocas na Segunda Divisão em que recebíamos a horas e fizemos bons campeonatos são das melhores.

Relativamente ao pior, sem dúvida que foi o meu afastamento do clube. Não por mim, porque me afastaram. Lembro-me que voltei com 35 anos pra terminar a carreira no meu clube. Fiz uma época com o Nuno Correia a treinador e no ano seguinte começou o Paulo que vinha dos juniores coadjuvado pelo Sérgio e por mim. Eu fazia a ligação com os jogadores. Era jogador, capitão e treinador adjunto. Fiz a planificação da época, desde os equipamentos para treino e jogo e as contratações. Foram 12 os jogadores que entraram, e ainda consegui baixar o orçamento para metade. Na altura fui buscar o Balela, que se tornou capitão e referência no Amora FC (o Arrentela tinha descido de divisão).
O Mendes era o presidente na altura, e era preciso muito estofo pra lidar com ele, mas ele sabia que eu queria passar a outra etapa da minha vida. No entanto, disseram que era mais útil como jogador e eu acedi. A época até começou bem, mas depois os resultados não apareciam. E uma vez em Almada, eu estava lesionado e do lado de fora, perdemos o jogo e o Paulo meteu o lugar a disposição. Eu mesmo sem ele me ter dito nada, entro no balneário e vejo ele a despedir-se e senti-me na obrigação, como capitão, de dizer que o treinador tentou de tudo mas os resultados não apareceram. O Mendes pensou que eu estava a fazer papel duplo, pois ele sabia que eu queria ser treinador. Como é possível, depois do trabalho todo, de marcar cantos, livres e penaltys e de ser o melhor marcador da equipa ele pensar isso. Tive de sair e foi uma ferida de morte.
Como se não tivesse chegado, eu tinha levado duas pessoas para nos ajudarem: o Hélder e o Pedro Amora. Na altura o Hélder saiu comigo e o Pedro Amora ficou como director desportivo, e chegou a ser treinador também.

Hoje em dia está ultrapassado, mas foi uma marca muito forte!

Alex a receber a medalha da subida à Segunda Divisão.
Tens alguma história engraçada que se possa contar, que meta o Amora Fc ou o balneário? 
Uma das melhores foi numa subida de divisão em q fomos festejar a uma casa noturna e chegou o Reinaldo Teles  e mais um diretor do FC Porto. Era um domingo à noite e o FC Porto jogava segunda-feira com o Estrela de Amadora. Entretanto tínhamos um colega, Ronaldo "Picanha", em que o primeiro empresário dele em Portugal tinha sido o Reinaldo Teles. E de repente estou com o bilhete de identidade do Reinaldo Teles na mão, para comprovar que era o próprio. Ele sentou-se à mesa, falou um pouco e no fim deixou uma garrafa de whisky pra nós...foi giro!

O que tem a Medideira e o adeptos do Amora FC de diferente dos outros? 
Eu posso estar sem ir à Medideira, mas a atmosfera dos adeptos é a mesma...sente-se muito bem! E agora que se está a trabalhar bem, os adeptos correspondem mais. O Amora FC está no bom caminho e penso q vai crescer. As pessoas que estão a dirigir gostam do clube e isso é importante.

Alex no Seixal FC - Amora FC,
que os azuis ganharam 3-2
Mas não posso deixar de dizer a minha opinião, e vou aproveitar esta situação, para dizer que na minha opinião, o Amora FC planificou mal a época. Ficando em 6º lugar era manter o plantel e reforçar-se com 4/5jogadores e atacar o objetivo que penso que seja a subida de divisão
Isso não aconteceu e agora já vi o que provavelmente vai acontecer: na abertura do mercado, vão sair e entrar jogadores. E o dinheiro que não se quis gastar pra manter o plantel do ano passado vai-se gastar nessa altura com a entrada de jogadores.
Aliás, este novo avançado (Muacir) , não veio a dois tostões. Mas penso que isto faz parte da aprendizagem ao longo da vida. O Benfica há 2 anos cometeu o erro de vender o Mitroglou e perdeu o campeonato. Penso que o Amora FC está no caminho certo e a mim alegra-me ver que vai jogar fora e levam uma multidão atrás. Paga as suas contas a tempo e horas e está a construir um novo estádio.

Lembraste do teu melhor golo? Como foi? E do teu melhor jogo? 
O meu melhor golo foi, talvez, um que marquei num jogo na Medideira frente ao Lusitânia dos Açores. Na altura estávamos com quatro meses de salários em atraso (mais uma vez...) e havia aquele jogo da mala entre os clubes que davam dinheiro a outros para evitar a descida de divisão.
Nesse jogo uma equipa do Algarve dava-nos 2.500 euros e uma dos Açores davam 2.000 euros para ganharmos o jogo.

Fizemos 1-0 na primeira parte, mas antes do intervalo eles empataram. Quando faltavam 20m para o fim, recebo uma bola da linha de fundo na zona do bico de área, senti um adversário, ameacei e deixei a bola rolar para o pé esquerdo e dei-lhe uma "banana" de pé esquerdo ao ângulo contrário. Depois lá me lembrei do dinheiro e no fim dividimos o dinheiro no balneário por todos e até o falecido Felipe (roupeiro) recebeu.

Tive alguns bons jogos. Lembro-me de um que até perdemos. Nesse jogo marquei um golo, dei outro e ainda falhei um penalty. Jogámos com 10 desde da primeira parte - parecia o filme Fuga para a Vitória - e no fim do jogo um ex-colega meu do Olhanense disse-me que eles iam ligar...e ligaram mesmo.

O melhor jogador com quem jogaste? 
O melhor jogador com quem joguei era guarda-redes: o Carlos Fernandes. Ele até foi internacional angolano. Ele fazia coisas do outro mundo. Ele saía muito à noite, mas chegava e era tudo dele, e ainda tinha o bónus de jogar muito com os pés. Até lhe chamávamos de Futre.

A equipa do Seixal FC - Amora FC (2-3)
Tiveste convites para jogar no Seixal FC?Tive uma vez um convite, na altura em que o Paiva era o capitão do Seixal FC. Estava de férias e encontrámo-nos na praia com as famílias, e ele disse-me que na altura me queriam no Seixal FC.

O que faz o Alex atualmente? Já trabalhei em telecomunicações (fibra ótica). Actualmente sou fiel de armazém.

Uma palavra para os Amorenses?
O que posso dizer aos adeptos e à Massa Associativa do Amora FC é o seguinte: Que acreditem sempre no trabalho que se está a fazer. Sempre. Independentemente dos resultados da equipa sénior.

Quero muito ver crescer o Amora FC, mas não gostava que se perdesse o sentimento porque por vezes ou quase sempre, esta profissionalização pode passar a ser um negócio e isso não tem nada a ver com o Amora FC.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Demissão da Direção do Amora FC

Vamos la contar o tempo que a direção atual do Amora FC vai demorar a demitir-se. Façam as vossas apostas... Countup